Preparação

Para se tornar um campeão de programação é preciso passar por diversas etapas.

  1. Escolher a linguagem.
    • Dominar sintaxe e comandos básicos.
    • Dominar as funções mais usadas em competições.
  2. Noções de Complexidade de Algoritmos
    • Calcular complexidade de tempo e memória.
    • Estimativa de tempo.
  3. Dominar as estruturas de dados básicas.
    • Vetores, strings.
    • Pilha, fila.
  4. Dominar Entrada e Saída
    • Leitura dos diferentes tipos.
    • Saída formatada dos diferentes tipos.
  5. Ficar à vontade com Recursão e Backtracking.
    • Saber enumerar permutações, combinações e arranjos.
  6. Aprender Grafos.
    • Estruturas para representá-los.
    • Algoritmos de busca: BFS, DFS.
    • Árvore Geradora Mínima.
    • Caminhos mínimos.
  7. Aprender Programação Dinâmica.
    • Entender a idéia.
    • Conhecer os problemas clássico.

Com isso já é possível alcançar resultados muito bons nas competições de programação tradicionais. Antes de partir para Geometria Computacional e problemas Matemáticas é melhor tentar se aperfeiçoar em Programação Dinâmica e principalmente em Grafos.

Veja também o texto sobre como começar a se preparar da Regional Mid-Central dos EUA.


Powered by txt2tags (fonte) Atualizado em 03/10/2014